Comunicação Corporativa
A comunicação corporativa é um aspecto essencial da comunicação que precisa ser estudado e colocado em prática em toda a organização para otimizar a eficiência do trabalho corporativo. O termo se refere tanto a comunicação que é realizada dentro da empresa, quanto externamente, entre público, parceiros e diferentes instituições.
O planejamento de ações envolve projetos customizados para as necessidades corporativas, que podem ser de transição, mudança de imagem, melhora da reputação, gerenciamento de crises, etc. Os instrumentos podem ser diversos e empregados de acordo com cada caso, definido na estratégia. Estão entre as possibilidades publicações customizadas, revistas, jornais, folders, livros institucionais, murais internos, publicações comemorativas, relatórios anuais, folders, apresentações, e-mail marketing para público interno e externo, press release, press kit, mídias sociais, blog corporativo, etc.
Todos esses recursos podem ser aplicados para informar e integrar o público interno e construir e consolidar uma reputação positiva da empresa exteriormente, garantindo maior qualidade de parceiros e clientes mais fiéis, principalmente no mundo atual, onde todos estão conectados e a construção de um relacionamento mais importante do que nunca.
Internamente, a comunicação corporativa bem realizada colabora para a formação de uma comunidade em torno da marca. Cada estratégia é dividida entre o público-alvo, mídia selecionada e linguagem adequada para abordagem. No meio digital, uma das formas mais eficazes de estratégias da comunicação corporativa é a utilização de Marketing de Conteúdo.
Comunicação Digital
Não é novidade que uma das chaves para o sucesso das empresas é a comunicação com o público. Mas isso tem se tornado uma missão cada vez mais complexa, por conta da quantidade de canais de comunicação que surgiram nos últimos anos. Por isso, é importante ter uma estratégia bem definida, sabendo como utilizar cada um deles adequadamente.
A novidade é a presença de empresas on-line, fundamentais, atualmente, para o fortalecimento da marca e o reconhecimento do público, principalmente mais jovem. As principais formas de aparecer na internet e a melhor maneira de utilizar cada uma das ferramentas como os Sites institucionais, Blogs e as Redes sociais.
Neste cenário, a utilização correta do mundo digital pode gerar resultados expressivos para as empresas. Em um mercado cada vez mais competitivo, destaca-se quem aposta, além da qualidade, na interatividade, no relacionamento e na experiência agregada aos produtos e serviços.
Comunicação Interna
Hoje, apesar de termos muitas formas de obter informações e conhecimentos, nem sempre estamos nos comunicando. Existe grande diferença entre comunicação e informação. Numa empresa não é diferente. Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes, ou ainda, causam confusão porque não foram divulgadas da forma adequada. Outras informações sequer chegam aos verdadeiros destinatários porque um gestor não identificou a essência comunicativa de determinado fato. Daí o valor da Comunicação Interna numa organização. Estamos falando de campanhas internas, campanhas de incentivo, ações promocionais, mas também de criação e divulgação de sistemas como a internet.