A comunicação corporativa é um aspecto essencial da comunicação que precisa ser estudado e colocado em prática em toda a organização para otimizar a eficiência do trabalho corporativo. O termo se refere tanto a comunicação que é realizada dentro da empresa, quanto externamente, entre público, parceiros e diferentes instituições. A comunicação corporativa pode usar diferentes tipos de mídia.
O planejamento do trabalho de comunicação corporativa começa pela análise do ambiente empresarial. É como um diagnóstico do negócio, da cultura da empresa, posicionamento no mercado, reputação e imagem com relação aos públicos interno e externo. Esse mapeamento permite saber qual é a percepção a cerca da empresa, para então definir estratégias de acordo com o objetivo do posicionamento de mercado.
O planejamento de ações envolve projetos customizados para as necessidades corporativas, que podem ser de transição, mudança de imagem, melhora da reputação, gerenciamento de crises, etc. Os instrumentos podem ser diversos e empregados de acordo com cada caso, definido na estratégia. Estão entre as possibilidades publicações customizadas, revistas, jornais, folders, livros institucionais, murais internos, publicações comemorativas, relatórios anuais, folders, apresentações, e-mail marketing para público interno e externo, press release, press kit, mídias sociais, blog corporativo, etc.
Todos esses recursos podem ser aplicados para informar e integrar o público interno e construir e consolidar uma reputação positiva da empresa exteriormente, garantindo maior qualidade de parceiros e clientes mais fiéis, principalmente no mundo atual, onde todos estão conectados e a construção de um relacionamento mais importante do que nunca.
Dentro dessas atividades, encontra-se o trabalho do Relações Públicas e do Assessor de Imprensa.
Uma boa reputação não é construída da noite para o dia e nem resultado de sorte. É derivada de planejamento e cultivo estratégico na implantação de políticas de comunicação especializadas, voltadas para posicionamento de marcas, melhor desempenho organizacional e até posicionamento de líderes empresariais.
Internamente, a comunicação corporativa bem realizada colabora para a formação de uma comunidade em torno da marca. Cada estratégia é dividida entre o público-alvo, mídia selecionada e linguagem adequada para abordagem.
No meio digital, uma das formas mais eficazes de estratégias da comunicação corporativa é a utilização de Marketing de Conteúdo.