O marketing feito por e-mails é uma das mais poderosas ferramentas para construir rapidamente o seu negócio, aumentar a sua participação no mercado. Tudo isso a custos muito baixos. No entanto esta ferramenta é pouco utilizada e, quando utilizada, frequentemente, é mal utilizada. Como em todas as nossas atividades, somos partidários da utilização ética do marketing por e-mail. O envio de e-mails não solicitados, ou “spam”, é prática no mundo virtual e uma praga que assola as caixas postais de qualquer pessoa neste mundo que se encurtou.
A utilização responsável do marketing por e-mail é também uma prática pouco conhecida e difundida e, por isso, várias pessoas e empresas, sem saber, estão fazendo “spamming”, cujos resultados não só não ajudam, como atrapalham e provocam a morte de alguns empreendimentos que se utilizam dessa prática.
Mas quais são as vantagens do marketing responsável por e-mail?
1. É muito mais rápido que uma correspondência, e tão rápido quanto um telefonema.
2. Você não precisa ficar confuso com os fusos horários para dar telefonemas, pois a Caixa de Entrada funciona como uma secretária eletrônica, armazenando os e-mails, tanto no provedor, como no próprio micro do cliente.
3. O seu cliente não é obrigado a ler quando, ou enquanto, estiver ocupado com outros afazeres, portanto incomoda menos que um telefonema, pois respeita o tempo do seu cliente potencial. A isto se chama interatividade com respeito.
4. O custo do envio de e-mail é praticamente nulo, principalmente tendo em vista o elevado potencial de ganhos: obtenção e manutenção de clientes ativos.
5. Você pode começar a receber contatos e pedidos minutos depois do envio.
6. Você elimina os custos de impressão e postagem para colocar a sua oferta junto aos seus clientes.
7. As dúvidas, e os respectivos esclarecimentos, podem ser trocados rapidamente, sem custos adicionais, e a uma velocidade muito maior do que o envio de correspondência física.
8. É uma maneira rápida de se manter em contato permanente com os clientes, numa comunicação aberta para ambos os lados, permitindo cultivar um relacionamento de longo prazo, mantendo viva a relação comercial: você entendendo as mudanças nas demandas dos seus clientes e eles tendo acesso às suas ofertas.
9. Você envia os seus e-mails a uma clientela que já se manifestou o seu interesse em receber as suas ofertas (lista “opt-in”).
10. A sua comunicação pode e deve ser personalizada, tratando o cliente pelo nome.
Uma lista “opt-in” é uma relação de e-mails e outros dados dos seus clientes potenciais que é utilizada para o envio das suas ofertas. Essa lista é conhecida por “opt-in” porque todas as inclusões são feitas exclusivamente com a permissão de cada cliente potencial, lee sobre internetsales20group.com. Esta é a principal diferença entre um e-mail responsável – aqueles que as pessoas optaram por receber de livre e espontânea vontade – e o “spam”, que recebemos como uma intromissão em nossas caixas postais: batem à nossa porta, entram e nunca se apresentaram.
Sob o ponto de vista de marketing é a diferença entre ser bem recebido ou ser considerado um intruso. Convenhamos, em termos de RECEPTIVIDADE, isto faz toda a diferença!