Marketing Digital é um conceito tão presente em nossas vidas, que parece ter sempre existido, apesar de ter sido criado apenas há pouco mais de 20 anos.
Mas e o que é o Marketing Digital exatamente?
Marketing Digital é a reunião de estratégias de marketing, com o intuito de identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores, porém feito de forma online. Inclusive, esta vertente do marketing não é um exclusividade de negócios online ou de blogs e sites, mas também bastante utilizado para promover negócios físicos.
O Marketing Digital envolve algumas atividades como:
– Gerar valor através do Marketing de Conteúdo;
– Criar relacionamento com audiência através do Email Marketing;
– Aumentar alcance usando SEO (Search Engine Optimization);
– Melhorar o lado social através da Gestão de Mídias Sociais;
– Construção e manutenção de blog e/ou site;
– Produção de vídeos e outros materiais visuais.
– O maior diferencial do Marketing Online é que não é você ou sua empresa que irão atrás dos consumidores, mas justamente o contrário.
Você precisa dar um motivo para que as pessoas cheguem até você.
Gerando real valor através da produção de conteúdo de qualidade. Outra característica típica do Marketing Online é o baixo investimento, especialmente se comparado com as mídias tradicionais como televisão, rádio ou jornais e revistas. Além de claro ser muito mais fácil de mensurar os resultados de todo investimento. Apostar no Marketing Digital é a garantia de sucesso do seu empreendimento, seja ele online ou não.
Portanto, se você não quer ver seu negócio sumindo da internet em alguns anos, fique atento à essas tendências para o futuro do Marketing Digital.
– Mobile Marketing: a internet na palma da sua mão
– Conteúdo gerado por consumidores
– Marketing de conteúdo nunca sairá de moda
– A base do Marketing Digital está na coleta de dados
Conclusão: você está pronto para atuar no novo mundo do Marketing Digital?
O Marketing Digital abriu as portas para que muitos pequenos empreendedores, com orçamentos mais modestos, pudessem conquistar seu espaço no mercado. Um avanço, principalmente para o mercado consumidor, que tem à sua disposição produtos e serviços de maior qualidade e com preços mais competitivos. Porém, para o empreendedor digital, esse também pode ser um obstáculo, já que com os custos de administração mais baixos, a concorrência tende a ser maior.
Outro desafio encontrado no mundo do Marketing Online é a gestão de múltiplos canais de comunicação, como blog, email, redes sociais diversas, chat e outros. Isso sem falar nas mudanças de algoritmos em buscadores como o Google ou de regras nas próprias redes sociais. O “novo marketing” está abrindo caminho para uma relação mais humanizada entre marcas e pessoas, onde cada consumidor será ouvido, tratado e respeitado da forma que merece.