Muitas vezes, ao ser procurado para colaborar com estudantes dos cursos de comunicação, eles sempre colocam uma dúvida freqüente – qual é a diferença entre publicidade e propaganda ou se ambas são a mesma coisa?
Até mesmo nos círculos de quem trabalha com o segmento, é comum confundir os dois termos ou empregar um, quando o mais apropriado seria o usar o outro.
Obviamente, é perdoável que pessoas leigas não saibam a diferença, mas para quem é da área, é preciso saber bem como defini-las, pois o bom profissional se faz pelo seu conhecimento prático e sua base teórica.
A realidade, é que nesse panorama, se quem trabalha com publicidade e propaganda não se entende, então o que esperar dos incautos consumidores de idéias, bens e serviços e ainda dos futuros profissionais do meio?
Propaganda e Publicidade não são sinônimos, elas devem ser analisadas sob os aspectos da etmologia, do conteúdo e de forma.
Para dirimir certas dúvidas, temos a internet que pode, como ferramenta complementar de pesquisa, ajudar a entender melhor os aspectos que fazem da publicidade e propaganda um universo tão fascinante e ao mesmo tempo complicado, devido suas inúmeras terminologias e aplicabilidades.
A palavra propaganda vem do verbete latino “propagare”, ou seja, propagar. A propaganda é um instrumento de persuasão de idéias, de uma doutrina ou ideologia (podendo ser aplicada para religiões, política etc.) e ainda para bens e serviços. A propaganda visa difundir informações (geralmente pagas), o objetivo é induzir a atitudes de aquisição do que se anuncia, é um direcionamento do comportamento humano para um sentido, configurando-se assim na comunicação de massa propriamente dita.
Já publicidade, do latin “publicus”, é a maneira de tornar pública alguma coisa. Publicidade é o esforço de comunicação que busca influenciar certos hábitos, entretanto, sem o aparecimento do anunciante. Geralmente, é o que se costuma conhecer por propaganda comercial. De qualquer forma, a publicidade é uma área bem mais ampla e envolve a propaganda.
Como existem diferentes definições e interpretações, ao longo do tempo, estes conceitos também adquirem novas formas de leitura. A propaganda hoje se faz presente em vários aspectos da vida moderna, desta maneira, segmenta-se segundo sua natureza, como: ideológica, política, eleitoral, governamental, institucional, corporativa, legal, religiosa e social.
A publicidade, porém, conota a promoção de serviços e produtos, incentivando o consumo, classificando-se conforme seja, em: publicidade de produto, de serviços, de varejo, comparativa, cooperativa, industrial e de promoção.
Entretanto, para o anunciante, o que vale no final das contas, é a publicidade e a propaganda que geram resultados.