Quando se fala em marketing digital é natural que os gestores de empresas imaginem que apenas estratégias muito complexas é que trarão resultados em médio prazo. É verdade que os benefícios principais demoram um pouco a aparecer. No entanto, existem vários ajustes que podem ser feitos com facilidade – e pouco investimento em tempo e recursos – que trazem grandes melhorias.
Esse post reúne várias ações simples que podem trazer vantagens como: melhorar a indexação das páginas e impulsionar o tráfego para seu site, além de incrementar taxas de conversão e de abertura de email.
Para facilitar a implantação de suas ações, utilize esse post como um guia e aproveite os links relacionados com cada tópico para se aprofundar um pouco mais nas estratégias.
Veja abaixo o que é possível fazer sem grandes esforços, mas que trarão resultados relevantes:
Evite exibir posts inteiros na página inicial
Entre os motivos para não exibir posts completos na sua home estão: garantir maior agilidade ao carregamento da página (e preservar a paciência do visitante), medir com maior precisão quantas visualizações cada conteúdo está recebendo e evitar conteúdo duplicado – que pode confundir as ferramentas de busca. Para resolver isso é só incluir o parâmetro “more” em seus posts.
Baseie-se nas palavras-chave mais buscadas na hora de escrever títulos
Como o Page Title (a frase que aparece no navegador) é muito valorizado pelo Google, é importante que ele aborde os termos que sua empresa esteja mirando para ficar bem posicionada nas buscas. Confira dicas para escolher as palavras-chave mais adequadas aqui.
Inclua call-to-actions em todo lugar
Impulsione as conversões incluindo call-to-actions em todo e qualquer lugar que você conseguir: páginas do site, em cada post publicado e até mesmo nos materiais que sua empresa disponibiliza para download. Nesse post ensinamos como criar seus botões de CTA utilizando o power point.
Use imagens atraentes em posts e materiais
Procure por boas imagens relacionadas ao tema para incluir em seus posts e nos materiais para download. Elas vão torná-los mais atrativos e garantem maior destaque nas mídias sociais ao compartilhar a URL. Veja outros benefícios de utilizar imagens e que cuidados tomar.
Use o atributo Alt nas imagens
Esta é uma dica super fácil de ser implementada, mas que ajuda o Google a entender melhor seu conteúdo: ao incluir as imagens nos posts, preencha o atributo Alt, informando do que ela trata. Esse indicativo também funciona como uma legenda quando a imagem não é exibida. Os buscadores leem esse atributo como parte do conteúdo, o que auxilia no posicionamento de sua página – se a descrição da imagem estiver relacionada com ele, claro. Confira na imagem abaixo:atributo alt
Divulgue seus links na assinatura de email e materiais
Facilite o acesso do usuário ao seu conteúdo. Para que ele continue acompanhando sua empresa com facilidade, você pode incluir links tanto para seu blog como para seus perfis nas redes sociais, na assinatura do email e em materiais que sua empresa disponibiliza para download.
Insira botões de compartilhamento para redes sociais
Se sua empresa utiliza o WordPress, pode facilmente incluir um widget de compartilhamento em redes sociais, como este que temos aqui ao lado esquerdo da página. Basta procurar pelo aplicativo Digg Digg na aba Plugins e instalá-lo em seu blog. Veja como incluir botões “Tweetar”, do Twitter, e “Recomendar”, do Facebook, em PDFs e emails.
Cuide com conteúdo duplicado
Confira se o site da sua empresa tem conteúdo duplicado nos endereços com www e sem www. Caso os dois endereços estejam coexistindo sem redirecionamento, podem estar diluindo sua autoridade. Para resolver o problema, eles devem ser unificados através do Redirect 301.
Aproveite melhor o conteúdo publicado
Se sua empresa já possui vários posts e materiais publicados, é bastante positivo aproveitar esse conteúdo, publicando chamadas para eles nas redes sociais. É uma boa oportunidade de os visitantes mais novos conhecerem os materiais mais antigos e de gerar mais tráfego para seu site. Vale até criar uma planilha com a lista dos conteúdos para gerenciar a publicação.
Inclua links para Landing Pages em posts nas redes sociais
Aproveite a capacidade de disseminação de conteúdo das redes sociais também para divulgar call-to-actions com link direto para suas Landing Pages. Essa simples ação pode impulsionar o número de Leads captados.
Invista no “Impulsionar” do Facebook para divulgar suas ofertas
Como o Facebook limita a visualização de seus posts para apenas aproximadamente 10% dos seus contatos, investir na ferramenta “Impulsionar” para alcançar mais pessoas vai garantir resultados melhores para divulgar um eBook, por exemplo, e captar mais Leads.
Use template HTML em seus emails em vez de uma imagem única
Um grande erro de várias empresas é utilizar uma única grande imagem no corpo do email para divulgar uma promoção. Um grande motivo para você desistir dessa ideia é que a grande maioria dos serviços mais populares de email tem um bloqueio por padrão de segurança. Ou seja, o usuário só vai visualizar se habilitar a visualização no momento de abertura do email e certamente muitos vão ignorar sua mensagem antes de fazer isso.
Segmente seus e-mails
Hoje em dia, nada é mais importante em email marketing do que entregar ao destinatário o conteúdo que seja de seu interesse. Investindo na segmentação de seus contatos, você consegue enviar a eles emails relacionados a tópicos que eles já tenham demonstrado interesse ao baixar seus materiais. Nossa ferramenta RD Station oferece a função de segmentação de Leads.
Envie ofertas em um email exclusivo
Sempre que publicar um novo material para download (eBook, webinar, whitepaper, etc), envie para sua base um email exclusivamente com o convite para acessar o conteúdo. Esse post explica como enviar um bom email promocional. Essa prática gera muito mais resultados do que só enviar, por exemplo, em uma newsletter, recheada de outros materiais.
Crie Landing Pages
Essa é a nossa principal dica para conduzir seus visitantes ao longo do processo de conversão até que eles se tornem clientes: crie Landing Pages como porta de acesso ao seu conteúdo rico (ebooks, webinars, whitepapers) ou mesmo para a solicitação de trials. Pode parecer complexo, mas esse webinar vai esclarecer várias dúvidas e ajudá-lo a criar Landing Pages efetivas.
Simplifique o formulário de conversão
Mesmo que você já tenha criado várias Landing Pages, talvez não saiba, mas excluindo apenas um campo do formulário sua empresa pode incrementar – e muito – o número de conversões de visitantes em Leads. Verifique que informações são realmente essenciais para que sua equipe possa montar o perfil do Lead e abordá-lo futuramente. O que for desnecessário, como CPF e endereço, por exemplo, convém cortar.
Esperamos ajudá-lo com essas dicas!